terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sementes lançadas na terra fértil do ciberativismo - Por Ronaldo Araujo

Na segunda e terceira semana do mês tivemos encontros para sensibilização do Governo (importância da abertura dos dados públicos) e Universidade (necessidade de corpo técnico para re-aplicações digitais dos dados) por meio de oficina sobre “Inovação, Dados Abertos e co-participação em desafios de interesse público”.
Como passo seguinte, no último sábado, dia 18/12, aconteceu o THackday em Alagoas, no qual além de discutir os Dados Abertos Governamentais e a transparência nos limites do Estado de Alagoas, com um pouco de trabalho iniciou-se os mashups, visualizações de dados e aplicativos com os dados públicos. Foram concedidas para análise bases de atendimento do Procon-AL e Estatísticas do Detran-AL.
A data coincidiu com eventos paralelos de fim de ano (pessoais, familiares e profissionais) e acabamos não obtendo o grupo de pessoas que imaginávamos, marcaram presença: @pbelasco, @ronaldfar, @saulo11_ e @fleming_al. Além das bases disponíveis foram discutidas outras frentes de ação para aberturas de dados que atingisse e mobilizasse mais grupos e movimentos sociais, como por exemplo o movimento estudantil.

Mesmo distantes, colaboradores começaram a interagir com a gente e divulgar o evento


pela hastag #thackday . O evento terminou mas a discussão no microblog só estava começando… e pelo que podemos perceber no tweet do nosso prezado @tjavila  os (re)tweets indicavam pessoas interessadas em debater e contribuir com a ciberdemocracia e a webcidadania no Estado.

Pessoas como nosso amigo  @AdolfoMoraes que reconhece a necessidade de maior cultura participativa no Estado e enxerga no recurso – informação digital um bom caminho.
Mais do nunca concordamos que é necessário ações que ampliem a participação cidadã, a
aberturas de espaços para se reunirem e serem ouvidos. Vivemos em um momento que os espaços se multiplicam e o elemento físico-geográfico não interfere. E como considerou nosso amigo @GerdBaggentoss essa interligação pode sim nos direcionar para uma fortalecer o alicerce da cidadania. Veio o dia seguinte (19/12), mas a pauta era a mesma, a interligação pela webcidadania e pelo ciberativismo.

E o que nos une é a nossa causa, é aquilo em que acreditamos, a luta para alcançarmos o que precisamos (transparência) sendo que uma vez alcançado teremos dado fim aquilo em nosso maior problema (corrupção).  Problema esse que tem desqualificado cada vez mais a nossa política e feito as pessoas desacreditarem no poder que tem nas mãos quando se vive (ou deseja viver) em um País genuinamente democrático.
No meio dessa discussão toda somou-se às nossas palavras uma boa prova de um ativismo online nos moldes da dimensão “conscientização e apoio” (causa local = mobilização global) dentre os debatedores e entrelaços da rede do microblog. Todos foram convidados a doarem livros para a reconstrução da Biblioteca de Murici, um dos municípios atingidos pelas enchentes que assolaram o Estado.
A ação tornou-se rapidamente uma Campanha com boas dezenas de tweets e retweets que pode ser acompanhada pelas hastags  #doelivrosmurici #doeumlivroparamurici e #doelivrospmurici. Participe você também!
Estamos ainda lançando as sementes, com um trabalho longo pela frente, uma vez que tais sementes devem ser plantadas com a consciência de que será necessário realizar operações básicas como regar, cavar, remover pestes e pragas, acompanhar o crescimento e então colher. Assim como o produtor rural que não negligencia nenhuma destas etapas pois é por meio delas e de seu produto final que sai o sustento para ele e sua família, devemos assim pensar no retorno que temos em uma sociedade mais (ciber)democrática e participativa.
Para finalizar, não poderia deixar de compartilhar com vocês o belo trabalho coletivo, de Blogueiros ou melhor de BloGuerreiros que juntos criaram o novo Blog batizado de  BloGuerreiros Alagoanos que como a própria descrição diz “tem vários autores, muitos sonhos, inúmeras ideias e muita vontade de mudar a realidade do nosso estado”.

Escrito por ronaldfar no:  http://ciberculturalagoana.wordpress.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger